sexta-feira, maio 24, 2024

3G Capital: A Saída do Grupo da Kraft Heinz

Recentemente, Jorge Paulo Lemann, um dos maiores empresários do planeta, encerrou uma de suas empreitadas mais ousadas. O grupo 3G Capital, composto pelos bilionários Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, decidiu vender todas as suas ações do conglomerado alimentício Kraft Heinz. Isso resultou na saída total dos brasileiros da administração do negócio que eles criaram. E o motivo envolve, novamente, uma grande polêmica.

A Criação da Kraft Heinz

A Kraft Heinz foi criada em 2015, a partir da fusão das gigantes Kraft Foods e Heinz, em um negócio multimilionário. Na ocasião, Jorge Paulo Lemann e os membros do 3G aplicaram algumas de suas estratégias tradicionais, que começaram com a compra da Heinz em 2013, com a participação ativa do maior investidor do mundo, Warren Buffett.

A Estratégia do 3G Capital

O 3G assumiu a administração do negócio e fez uma série de mudanças na Heinz, que envolveram cortes de custos, otimização de processos e estabelecimento de metas ousadas com bônus agressivos. Dessa forma, além de sanear a Heinz, eles partiram para um crescimento através de fusões e aquisições.

A Sinergia dos Negócios

Os membros do 3G acreditam que a soma de duas empresas gera uma nova empresa maior do que a soma das duas empresas separadamente. Isso se deve principalmente à sinergia que ocorre entre os negócios que se unem, que podem eliminar custos com estrutura e organização e podem também fazer com que uma empresa absorva o que há de melhor na outra empresa.

A Operação que Deu Origem à Kraft Heinz

Foi com esse pensamento que o grupo 3G fez a Copilot-uma-interacao-revolucionaria.html">Microsoft.html">operação que deu origem à Kraft Heinz. Assim, Jorge Paulo Lemann e seus sócios, junto de Warren Buffett, financiaram a operação de compra da Kraft Foods no ano de 2015 em uma operação avaliada em 10 bilhões de dólares.

Problemas Contábeis e a Saída do Grupo 3G Capital

No entanto, em 2019, surgiu um grande problema. Houve uma denúncia de que a contabilidade da empresa estava incorreta. Todos esses problemas minaram a relação do grupo 3G e de seus executivos para com o restante dos acionistas. Para completar, no ano passado houve a reivindicação do atual presidente da Kraft Heinz, que é o primeiro executivo que não tem qualquer relação com o 3G.

Leia também:

Conclusão

De toda forma, a operação marcou o fim do sonho dos brasileiros de criar a maior empresa de alimentos do mundo. E agora, caberá a Jorge Paulo Lemann e seus sócios tentarem salvar os demais negócios, principalmente as Lojas Americanas.

Fonte: Valor

Receba Novidades

Aldo Barros
Aldo Barroshttp://guiadetecnologia.com.br
Sou Técnico em Informática, Técnico em Saúde Pública (Agente de Saúde), Web Programador, Designer Gráfico, Desenhista por paixão e Entusiasta de Tecnologia. Escrevo para blogs desde os 16 anos, atualmente mantenho projetos voltados para Web Tecnology!

Últimas notícias

Relacionados

Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner