domingo, julho 21, 2024

Apple bloqueia emuladores de PC no iOS

Prestes a permitir a finalmente permitir emuladores de videogames retrô na App Store, a Apple rejeitou pedidos do iDOS 3, uma nova versão do popular emulador de DOS, e do UTM SE, um aplicativo que permite emular sistemas operacionais como o Windows no iOS. Em ambos os casos, a Apple disse que os novos lançamentos violam a diretriz 4.7 das Diretrizes de Revisão de Apps, que é a que permite emuladores de jogos retrô.

Chaoji Li, o desenvolvedor do iDOS 3, compartilhou algumas das razões da Apple para a rejeição com o The Verge. “O aplicativo oferece funcionalidade de emulação, mas não está emulando especificamente um console de jogo retrô”, segundo o aviso da Apple. “Apenas emuladores de consoles de jogos retrô são apropriados de acordo com a diretriz 4.7.”

Quando perguntei quais mudanças eu deveria fazer para estar em conformidade, eles não tinham ideia, nem quando perguntei o que é um console de jogo retrô”, disse Li em um post no blog. “Ainda é a mesma resposta irracional de sempre, algo como ‘sabemos quando vemos’.

O UTM postou sobre sua rejeição no X. “O Conselho de Revisão da App Store determinou que ‘PC não é um console’, independentemente do fato de que existem jogos retrô de Windows / DOS para PC que o UTM SE pode ser útil para rodar”, segundo o post.

O UTM também observou que a Apple está impedindo o UTM SE de ser notarizado para lojas de aplicativos de terceiros porque o aplicativo aparentemente violou a diretriz 2.5.2. Essa regra afirma que os aplicativos devem ser autossuficientes e não podem executar código “que introduza ou altere recursos ou funcionalidades do aplicativo, incluindo outros aplicativos.”

A Apple normalmente não permite a compilação just-in-time (JIT). No entanto, e de maneira um tanto confusa, o UTM disse que o UTM SE não inclui compilação just-in-time. Além disso, a Apple esclareceu que a diretriz 4.7, que permite que aplicativos ofereçam “certos softwares que não estão incorporados no binário”, é “uma exceção que se aplica apenas aos aplicativos da App Store”, mas não é uma exceção para a qual o UTM SE se qualifica, disse o UTM em um post de acompanhamento.

A Apple não respondeu a um pedido de comentário. Infelizmente, como vimos em outras disputas na App Store, os desenvolvedores estão à mercê das decisões inconstantes da Apple. “Em resumo, como o único criador e aplicador de regras no ecossistema iOS, eles não precisam ser consistentes”, disse Li em um e-mail. E o UTM disse que não vai insistir para que o UTM SE esteja na App Store porque acha que o aplicativo “é uma experiência inferior e não vale a pena lutar por ela.”

A Apple provavelmente abriu a porta para emuladores de jogos retrô em abril em resposta ao escrutínio antitruste, enquanto lançou suporte para lojas de aplicativos de terceiros na UE em março para cumprir o Digital Markets Act.

Fonte: The Verge

Receba Novidades

Aldo Barros
Aldo Barroshttp://guiadetecnologia.com.br
Sou Técnico em Informática, Técnico em Saúde Pública (Agente de Saúde), Web Programador, Designer Gráfico, Desenhista por paixão e Entusiasta de Tecnologia. Escrevo para blogs desde os 16 anos, atualmente mantenho projetos voltados para Web Tecnology!

Últimas notícias

Relacionados

Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner