segunda-feira, julho 22, 2024

Adobe é Processado Dificultar Cancelamento de Assinaturas

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) iniciou um processo contra a Adobe, acusando a empresa de dificultar o cancelamento de suas assinaturas e de cobrar taxas de rescisão que podem alcançar “centenas de dólares”.

Taxas de Rescisão Pouco Claras

Nos últimos anos, a Adobe migrou seu modelo de negócios para assinaturas, oferecendo serviços como Photoshop, Acrobat Pro e Illustrator principalmente através de planos mensais ou anuais. Embora os planos anuais sejam geralmente mais econômicos, permitindo pagamentos mensais, eles exigem um compromisso de 12 meses.

O processo alega que a Adobe impõe procedimentos de cancelamento “onerosos e complicados” que envolvem várias etapas, dificultando a vida dos assinantes. Além disso, a empresa não divulga claramente a taxa de rescisão, que pode ser bastante elevada. Por exemplo, no Brasil, cancelar um plano anual pago mensalmente exige pagar uma taxa correspondente a 50% do saldo restante.

Dificuldade de Cancelar por Telefone ou Chat

Para aqueles que tentam cancelar suas assinaturas online sem sucesso, o recurso ao telefone ou chat também não resolve o problema. O DOJ aponta que as chamadas e conversas dos clientes frequentemente são interrompidas ou desconectadas, obrigando os usuários a repetirem o motivo do cancelamento várias vezes.

Denúncia da FTC

O processo foi iniciado após uma queixa da Comissão Federal de Comércio (FTC) contra a Adobe e dois de seus executivos, Maninder Sawhney e David Wadhwani. A FTC alega que a Adobe torna o cancelamento das assinaturas desnecessariamente difícil e que os dois executivos são responsáveis por essa prática.

Em nota, a FTC afirmou: “Os americanos estão cansados de empresas que escondem o jogo durante o processo de assinatura e depois põem obstáculos quando tentam cancelá-la. A FTC continuará trabalhando para proteger os americanos dessas práticas comerciais ilegais.

A Adobe, até o momento, não se pronunciou sobre as acusações.

Receba Novidades

Aldo Barros
Aldo Barroshttp://guiadetecnologia.com.br
Sou Técnico em Informática, Técnico em Saúde Pública (Agente de Saúde), Web Programador, Designer Gráfico, Desenhista por paixão e Entusiasta de Tecnologia. Escrevo para blogs desde os 16 anos, atualmente mantenho projetos voltados para Web Tecnology!

Últimas notícias

Relacionados

Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner