Nos anos 2000, o Orkut dominava as redes sociais e conquistava 300 milhões de usuários pelo mundo. Em entrevista exclusiva, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten relembra o sucesso da plataforma e revela seus planos futuros.
O Orkut, aquela rede social famosa do Google que todo mundo adorava nos anos 2000, voltou a ser assunto na última segunda-feira (12). Os brasileiros não pararam de relembrar como as comunidades no site conseguiam unir as pessoas de uma forma única.
Naquela época, era assim: uma comunidade sobre uma piada inteligente podia ter milhões de seguidores, enquanto outra sobre algo simples como “Eu amo minha MÃE!” também atraía milhões de membros.
“No Orkut, a gente se unia por ideias comuns. Se eu criasse uma comunidade ‘Eu odeio calça saruel’, ninguém de calça saruel viria encher o saco, porque eles estariam ocupados na ‘Eu amo calça saruel’. A gente podia amar e odiar em paz“, comentou um usuário nostálgico.
E quem acompanhou de perto toda essa movimentação foi o próprio criador da rede, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten. Ele está no Brasil para participar do “Rio Innovation Week” nesta quarta-feira (14).
Em entrevista, Buyukkokten destacou seu plano de trazer de volta a essência do Orkut em breve, recrutando não apenas profissionais do Vale do Silício, mas também executivos de São Paulo, cidade que ele admira muito.
“Acho que todos nós estamos ansiosos por algo como o Orkut de volta. As pessoas lembram das comunidades que construíram e do espírito autêntico daquela época. É o momento ideal para trazer de volta essa experiência autêntica, porque as redes sociais se transformaram em mídias sociais. Em vez de conectar pessoas e criar comunidades, virou tudo sobre marketing, corporações e influenciadores. Como todo mundo, adoraria ver o Orkut de volta em breve“, afirmou Orkut.
Sobre a data exata do retorno, o fundador preferiu não revelar, mas confirmou que está nos planos para breve. O site oficial do Orkut, que foi desativado em 2014, voltou à vida desde 2022 com uma mensagem bilíngue prometendo novidades em breve.
O anúncio coincidiu com a compra do antigo Twitter por Elon Musk por US$ 44 bilhões, o que dividiu opiniões na internet e fez muitos usuários pedirem o retorno do Orkut. O fim do Orkut em meados de 2014 permitiu a ascensão avassaladora do Facebook, e abriu as portas para outras redes sociais como Instagram, Twitter e Snapchat. Ainda é cedo para afirmar sobre projeções, mas já causa ansiedade a espera para o retorno da rede social que foi queridinha dos brasileiros nos anos 2000.
E aí, sentiu saudade? conta pra gente qual era a comunidade que você mais gostava!