segunda-feira, maio 27, 2024

Android 15: Inteligência Artificial e Recursos de Última Geração!

Novo evento I/O 2024 da Google na Califórnia, e a inteligência artificial (IA) foi um dos tópicos discutido pela gigante das buscas. Até aqui nada de surpresa para quem acompanha de perto a Google e o cenário de IA.

O I/O 2024 seria usao sem dúvida pela Google para destar as últimas inovações em IA da da empresa. E sem dúvida foi essa razão que a OpenAI lançou de ultima hora uma atualização incrível do ChatGPT na segunda-feira.

Mas o I/O não estaria completo sem a Google falar sobre o Android, seu sistema operacional mais importante. E a Google está pronta para reinventar o Android colocando a IA em destaque. Sério, o Android 15 trará busca por IA para a tela inicial. Você também terá uma funcionalidade aprimorada de Círculo para Pesquisa, e o assistente Gemini está recebendo novos poderes.

Em janeiro, a Google anunciou o Círculo para Pesquisa, a tempo do lançamento do Galaxy S24. Desde então, ele está disponível em mais telefones Pixel e outros dispositivos Android. A Google deixou claro no I/O 2024 que o Círculo para Pesquisa terá um papel importante na experiência de IA do Android no futuro próximo, anunciando novos recursos para ele. O Círculo para Pesquisa pode ajudar com seus trabalhos de casa. Tudo que você precisa fazer é circundar a parte do trabalho de casa em que está trabalhando em seu telefone ou tablet Android, e o Círculo para Pesquisa fornecerá ajuda imediata.

Passando para o aplicativo Gemini, que agora é o assistente de fato no Android, a Google anunciou que o Gemini terá poderes contextuais no Android 15. Ou seja, você poderá usar o Gemini por cima do aplicativo que está usando no telefone para que a IA possa fornecer assistência adicional.

A Google usou o Pixel 8a para demonstrar os novos recursos do Gemini que chegarão ao Android este ano. Como gerar uma imagem com base em uma conversa ou usar a IA para fazer perguntas sobre um vídeo. O aplicativo Gemini também lidará com arquivos grandes, como um arquivo PDF, e fornecerá respostas sobre seu conteúdo.

Mas talvez os recursos de IA mais interessantes que estão chegando em breve ao Android sejam o suporte para mais processamento no dispositivo. Isso significa melhor privacidade para o usuário, pois os dados são manipulados no telefone Android em vez de serem enviados para a nuvem.

Especificamente, o Gemini Nano com Multimodalidade está chegando ao Android ainda este ano. Em outras palavras, os aparelhos que podem executar esta versão atualizada do Nano serão capazes de lidar com texto, vídeo, sons e linguagem falada ao processar essas entradas localmente. Esta atualização do Gemini Nano me faz acreditar que as especificações do Pixel 9 que vimos no início desta semana são reais. Supostamente, os telefones estão recebendo mais RAM este ano, o que pode ser necessário para processar recursos de IA localmente.

Um recurso do Android que usará o processamento no dispositivo do Gemini Nano é ter a IA ouvindo as chamadas para detectar possíveis fraudes. A IA o notificará em tempo real se achar que a pessoa do outro lado da linha está tentando roubar informações de você. O processamento dos dados da chamada ocorrerá no dispositivo, portanto, permanecerá privado.

A Google não deixou claro se esses novos recursos exigirão o Android 15 para serem executados. Mas parece provável que essas atualizações exijam telefones que primeiro sejam atualizados para o Android 15. Afinal, a Google está colocando a IA no centro do Android. A única maneira de fazer isso seriamente é através de uma grande atualização de software. Falando no novo sistema operacional, a Google também anunciou que o beta 2 do Android 15, completo com mais novidades do Android 15, chegará na quarta-feira.

Receba Novidades

Bryan Mr. B
Bryan Mr. B
Apaixonado por tecnologia desde menino, atualmente é Técnico de Informática, Desenhista, Cartunista, Técnico em Agente de Saúde Pública e apaixonado por sistemas. Atua no ramo da informática desde os 12 anos e saúde pública desde os 18, é viciado em conhecimento e estuda Ciência da Computação.

Últimas notícias

Relacionados

Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner