sexta-feira, maio 24, 2024

Neucyber: O Novo Rival do Chip Cerebral da Neuralink

A tecnologia tem avançado a passos largos e isso já ultrapassou a barreira da capacidade humana com chegadas dos chips cerebrais da Neuralink e agora recentemente anunciado Neucyber. Já tem alguns anos que a humanidade tenta criar algo que seja capaz de trazer respostas ou mesmo soluções para diversos problemas e, muitas delas estão relacionadas à problemas de funcionamento do corpo humano, melhor dizendo, falta de funcionamento.

Foi nessa intenção que o bilionário Elon Musk, um dos homens mais ricos do planeta, investiu pesado na criação de um chip capaz de conectar o cérebro humano a um computador, e assim, pessoas com deficiências poderiam recuperar algumas funções de movimentos que perderam por alguma causa, e voltasse a ter interação, com a ajuda do chip cerebral.

O projeto de Elon Musk era considerado ilusão de entusiasta, mas no início do ano o bilionário abalou os noticiários com a informação do primeiro paciente conseguindo realizar movimentos do ponteiro do mouse de computador após fazer o implante do Chip Cerebral da Neuralink.

China Lança NeuSyber, um Chip Cerebral Igual o Neuralink

Nos últimos dias uma nova inovação surgiu vindo da China. Uma empresa chinesa de pesquisa cientifica, Beijing Xinzhida Neurotechnology, revelou recentemente o seu projeto, um implante de interface cérebro-computador (BCI) chamado de Neucyber. O novo chip anunciado na China, promete rivalizar com o Neuralink de Elon Musk, trazendo mais uma inovação e opção para a neurotecnologia.

Mas o que exatamente é o Chipe Neucyber e como ele se compara ao Neuralink?

O anúncio do projeto ultra tecnológico dos chineses, o Neucyber, ocorreu durante um evento de tecnologia em Pequim, na China. A notícia foi divulgada pela agência de notícias estatal Xinhua, que destacou que a tecnologia foi desenvolvida de forma independente pela Beijing Xinzhida Neurotechnology. Esta é a primeira vez que uma empresa chinesa entra no campo da neurotecnologia com um produto tão inovador.

O que é o Chip Neucyber?

O Neucyber é um implante BCI que foi testado em macacos, e assim como o Neuralink, promete trazer interação do cérebro humano conectado à um computador por meio do chip, fazendo com que o corpo recupere parte dos movimentos. Os resultados foram impressionantes, segundo os chineses – os macacos conseguiram controlar um braço robótico usando apenas o implante. No entanto, a tecnologia ainda não foi testada em humanos.

O Chip da Neuralink de Elon Musk

Por outro lado, o Chip Cerebral de Elon Musk já recebeu aprovação da FDA para testes clínicos em humanos em maio de 2023. E em fevereiro de 2024, a empresa do bilionário, anunciou que um participante humano conseguiu usar um mouse de computador usando o implante. Segundo Elon Musk, o objetivo do Neuralink é dar autonomia aos pacientes que podem não conseguir se mover ou falar, afirma o magnata.

Controvérsias sobre o chip da China

No entanto, a tecnologia de implante BCI não está isenta de controvérsias. Há preocupações sobre seu potencial para falhas na privacidade de dados, questões éticas e o procedimento de implantação arriscado que pode levar à infecção, afirmam especialistas.

Perguntas e respostas sobre o Neuralink

O que é Neuralink?

Neuralink é uma sociedade comercial de neurotecnológica americana, liderada pelo bilionário, Elon Musk, que está desenvolvendo o implante de interface cérebro-computador, a tecnologia é chamada de Chip Cerebral. O objetivo do Chip da Neuralink é permitir que os humanos controlem dispositivos digitais com o pensamento, assim afirma Elon Musk.

Qual a função do Chip Cerebral da Neuralink?

A principal função do chip da Neuralink é fornecer uma conexão direta entre o cérebro humano e um computador, permitindo que os humanos controlem dispositivos digitais com o pensamento, algo parecido com telecinese (capacidade de movimentar algo com pensamentos).

Quem criou o primeiro Chip Cerebral?

O primeiro Chip Cerebral foi desenvolvido pela Neuralink, um projeto idealizado pelo  bilionário Elon Musk, também conhecido como o CEO da SpaceX e da Tesla.

Quando o Chip da Neuralink Vai Ficar Disponível?

O  Chip Cerebral da Neuralink recebeu aprovação da FDA para testes clínicos em humanos em maio de 2023. No entanto, ainda não há uma data definida para quando o dispositivo estará disponível para o público em geral. A expectativa é que com o anuncio do NeuCyber da China, o projeto da Neuralink possa ganhar força para ser lançado os mais rápido possível.

Quem vai Poder usar o Chip da  Neuralink?

O chip cebral da Neuralink é um projeto destinado à pessoas que não tem capacidades de movimentação ou que não podem falar. No entanto, Elon Musk afirma que no longo prazo, o chip cerebral talvez possa ser usado por qualquer pessoa que queira melhorar suas capacidades cognitivas.

A neurologia tem avançado nos últimos anos

A neurotecnologia tem avançado rapidamente nos últimos anos, com empresas como a Beijing Xinzhida Neurotechnology e a Neuralink de Elon Musk liderando essa tecnologia de avanço cerebral. Embora ainda haja muitas questões a serem respondidas e controvérsias a serem resolvidas, uma coisa é certa: a interface cérebro-computador está aqui para ficar e vai sem dúvida alguma trazer avanços sem precedência para a humanidade. À medida que continuamos a explorar as possibilidades desta tecnologia, podemos esperar ver avanços ainda maiores no futuro.

Receba Novidades

Aldo Barros
Aldo Barroshttp://guiadetecnologia.com.br
Sou Técnico em Informática, Técnico em Saúde Pública (Agente de Saúde), Web Programador, Designer Gráfico, Desenhista por paixão e Entusiasta de Tecnologia. Escrevo para blogs desde os 16 anos, atualmente mantenho projetos voltados para Web Tecnology!

Últimas notícias

Relacionados

Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner