segunda-feira, maio 27, 2024

O que é Metaverso e como funciona?

O metaverso está se tornando cada vez mais uma realidade, e é importante estar preparado para as mudanças que ele trará. Mas você sabe o que o metaverso, como ele funciona e como você pode entrar nele?

A ideia do metaverso tem sido discutida há anos, mas recentemente ganhou destaque com grandes empresas de tecnologia investindo pesadamente em sua criação. Mas o que exatamente é o metaverso e por que ele é tão importante? Continue lendo para descobrir.

O mundo virtual se tornou um dos assuntos mais comentados nos últimos meses.

O termo “Metaverso” hoje é um dos mais buscados na internet, também é muito citado em eventos de inovação, shows virtuais, na rua, no trabalho, enfim, falar de tecnologia hoje é impossível não falar de metaverso.

Para se ter uma ideia, nas últimas semanas, é quase impossível não ter ouvido alguém falar sobre algum tipo de universo virtual, onde que quer a gente vai, em algum momento alguém fala sobre o metaverso. O termo ganhou força em outubro do ano passado, quando Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook mudaria de nome para Meta e passaria a focar no desenvolvimento desse novo ambiente virtual.

 O que é e como funciona o Metaverso?

O metaverso é uma realidade virtual compartilhada, onde usuários de todo o mundo podem interagir uns com os outros e com o ambiente digital de maneiras nunca possíveis antes. Ele combina elementos de realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR), e a internet para criar um espaço onde a distinção entre o real e o virtual se torna cada vez mais tênue.

O Realidade virtual compartilhada é o que podemos definir mundo virtual, a ideia é criar uma realidade focada na conexão social, só que tudo digital. O maior entusiasta desse mundo virtual é Mark Zuckerberg, CEO da Meta, empresa dona do Facebook, Instagram, WhatsApp. O bilionário acredita que esse é o futuro da internet e que todos nós iremos interagir dentro desse universo paralelo conectado na tomada, como se fosse nossas casas.

Como entrar no Metaverso?

Esta é uma pergunta ainda um tanto complicada, mas já tem resposta. Para entrar no Universo virtual é mais “fácil do que você imagina”. Com o avanço da tecnologia VR e AR, tudo que você precisa é de um dispositivo compatível, como um headset VR, e um aplicativo ou plataforma que suporte a interação no metaverso.

Parece lindo e fácil essa resposta, porém, estamos falando de desembolsar com equipamentos robustos, geralmente caros e inacessível para a maioria.

Você vai precisar de um super celular (TOPO DE LINHA) ou um computador. O computador para ter acesso as salas do Metaverso precisam ter no mínimo um processador core i7 ou AMD Ryzen 7 ou superior, ter placa de vídeo dedicada, conexão de internet de no mínimo 100MB, óculos de realidade aumentada de última geração e, é claro, os Joysticks para controle manual. Molezinha!

Mas digamos que você tenha tudo isso, como fazer para ter acesso esse ambiente virtual?

Você precisa ter um avatar, e para conseguir criar um seu, com suas características, deve acessar uma plataforma para essa finalidade. Essas duas são as mais conhecidas, Decentraland, The Sandbox, ambas são especializadas em criar avatar.

Vai precisar ter Money digital, digo, criptomoedas. As criptomoedas e também os NFTs (tokens não fungíveis), são os principais meios de pagamentos no metaverso, sem elas, seu plano de morar no mundo virtual nem sai do papel.

Escolha entre as diversas plataformas disponíveis, cada uma com características e experiências únicas, as mais comuns e báscias estão listadas aqui abaixo:

  • Socialização: VRChat, AltspaceVR, Rec Room
  • Trabalho: Spatial, MeetinVR, Horizon Workrooms
  • Eventos: Decentraland Events, VR Chat Events
  • Jogos: Fortnite, Decentraland, The Sandbox, Roblox

Metaverso no Brasil

No Brasil ainda está em seus estágios iniciais, mas já existem várias empresas e comunidades explorando suas possibilidades. Desde a criação de espaços virtuais para eventos e reuniões, até a venda de propriedades virtuais, o Brasil está se tornando um participante ativo no desenvolvimento do metaverso.

Metaverso para Empresas: Como Funciona?

As empresas estão vendo o o mundo de realidade aumentada como uma nova fronteira para o engajamento do cliente. No metaverso, as empresas podem criar experiências imersivas para seus clientes, oferecendo uma nova maneira de interagir com produtos e serviços.

Metaverso é perigoso?

Como qualquer nova tecnologia, o esse espaço social virtual tem seus riscos. Questões de privacidade e segurança são as principais preocupações, mas com a regulamentação adequada e o uso consciente, o metaverso pode ser um espaço seguro para todos.

Conclusão

O metaverso é uma realidade emergente que está mudando a maneira como interagimos com o mundo digital. Seja você um indivíduo procurando explorar novos mundos virtuais, uma empresa procurando engajar seus clientes de maneiras inovadoras, ou um curioso sobre a presença do metaverso no Brasil, é importante entender o que é o metaverso e como ele funciona. Embora existam riscos, com a abordagem correta, o metaverso pode abrir um mundo de possibilidades. Afinal, o futuro é agora.

Receba Novidades

Bryan Mr. B
Bryan Mr. B
Apaixonado por tecnologia desde menino, atualmente é Técnico de Informática, Desenhista, Cartunista, Técnico em Agente de Saúde Pública e apaixonado por sistemas. Atua no ramo da informática desde os 12 anos e saúde pública desde os 18, é viciado em conhecimento e estuda Ciência da Computação.

Últimas notícias

Relacionados

0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver Todos os Comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner