Prestes a permitir a finalmente permitir emuladores de videogames retrô na App Store, a Apple rejeitou pedidos do iDOS 3, uma nova versão do popular emulador de DOS, e do UTM SE, um aplicativo que permite emular sistemas operacionais como o Windows no iOS. Em ambos os casos, a Apple disse que os novos lançamentos violam a diretriz 4.7 das Diretrizes de Revisão de Apps, que é a que permite emuladores de jogos retrô.
Chaoji Li, o desenvolvedor do iDOS 3, compartilhou algumas das razões da Apple para a rejeição com o The Verge. “O aplicativo oferece funcionalidade de emulação, mas não está emulando especificamente um console de jogo retrô”, segundo o aviso da Apple. “Apenas emuladores de consoles de jogos retrô são apropriados de acordo com a diretriz 4.7.”
“Quando perguntei quais mudanças eu deveria fazer para estar em conformidade, eles não tinham ideia, nem quando perguntei o que é um console de jogo retrô”, disse Li em um post no blog. “Ainda é a mesma resposta irracional de sempre, algo como ‘sabemos quando vemos’.”
O UTM postou sobre sua rejeição no X. “O Conselho de Revisão da App Store determinou que ‘PC não é um console’, independentemente do fato de que existem jogos retrô de Windows / DOS para PC que o UTM SE pode ser útil para rodar”, segundo o post.
O UTM também observou que a Apple está impedindo o UTM SE de ser notarizado para lojas de aplicativos de terceiros porque o aplicativo aparentemente violou a diretriz 2.5.2. Essa regra afirma que os aplicativos devem ser autossuficientes e não podem executar código “que introduza ou altere recursos ou funcionalidades do aplicativo, incluindo outros aplicativos.”
A Apple normalmente não permite a compilação just-in-time (JIT). No entanto, e de maneira um tanto confusa, o UTM disse que o UTM SE não inclui compilação just-in-time. Além disso, a Apple esclareceu que a diretriz 4.7, que permite que aplicativos ofereçam “certos softwares que não estão incorporados no binário”, é “uma exceção que se aplica apenas aos aplicativos da App Store”, mas não é uma exceção para a qual o UTM SE se qualifica, disse o UTM em um post de acompanhamento.
Update: Apple has reached out and clarified that the notarization was rejected under rule 2.5.2 and that 4.7 is an exception that only applies to App Store apps (but which UTM SE does not qualify for).
— UTM (@UTMapp) June 10, 2024
A Apple não respondeu a um pedido de comentário. Infelizmente, como vimos em outras disputas na App Store, os desenvolvedores estão à mercê das decisões inconstantes da Apple. “Em resumo, como o único criador e aplicador de regras no ecossistema iOS, eles não precisam ser consistentes”, disse Li em um e-mail. E o UTM disse que não vai insistir para que o UTM SE esteja na App Store porque acha que o aplicativo “é uma experiência inferior e não vale a pena lutar por ela.”
A Apple provavelmente abriu a porta para emuladores de jogos retrô em abril em resposta ao escrutínio antitruste, enquanto lançou suporte para lojas de aplicativos de terceiros na UE em março para cumprir o Digital Markets Act.
Fonte: The Verge