A Sony Interactive Entertainment compartilhou um post celebrando os bons números do sucesso do PlayStation 5, que foi declarado pela empresa como sua “geração mais lucrativa até o momento”. Mesmo assim, o PlayStation 4 ainda detém uma fatia considerável dos jogadores ativos.
Hermen Hulst, que em breve será co-CEO do negócio PlayStation da Sony, aborda os lançamentos do dia 1 para PC. Os jogos de serviço ao vivo chegarão dia e data no PS5 e PC, mas os jogos narrativos para um jogador no PC são projetados para atrair os proprietários de PC a jogar sequências em um console PlayStation
PS5: A Nova Joia da Sony
Durante uma Reunião de Segmento de Negócios, a Sony compartilhou algumas estatísticas interessantes. O PS5 gerou impressionantes US$ 106 bilhões em vendas ao longo de quatro anos, quase igualando os US$ 107 bilhões acumulados pelo PS4 entre 2013 e 2019. Contudo, até abril deste ano, tanto o PS5 quanto o PS4 contavam com 49 milhões de usuários ativos, representando, cada um, cerca de metade da base de usuários de consoles da Sony.
Hideaki Nishino, que em breve assumirá parte do cargo do CEO aposentado Jim Ryan, comentou: “Como você pode ver, a base de usuários do PlayStation 5 continuou a crescer significativamente, levando a metade de nossos consoles ativos mensais. Embora o PlayStation 4 ainda seja uma parte importante do nosso negócio, nossos jogadores de PlayStation 5 estão ainda mais engajados do que em nossa geração anterior, e esperamos que essas tendências continuem.”
Engajamento e Gastos em Alta
A Sony revelou que os usuários do PS5 somaram 2,4 bilhões de horas de jogo até 30 de abril, enquanto os do PS4 registraram 1,4 bilhão. Além disso, os jogadores do PS5 estão gastando mais em complementos para jogos, serviços e periféricos, o que era de se esperar.
Estratégia de Lançamento de Jogos
Apesar de estar trazendo muitos de seus jogos para o PC, a Sony não pretende abandonar a estratégia de lançar seus títulos single-player “tenpole” – como God of War Ragnarok e Ghost of Tsushima – primeiro no console. O objetivo é incentivar os jogadores a experimentarem essas séries no PlayStation. No entanto, os jogos de serviço ao vivo continuarão sendo lançados simultaneamente para PC e console, uma estratégia que faz mais sentido do ponto de vista comercial.
Mesmo não atingindo as metas de vendas de hardware no último ano fiscal, a Sony tem muito a comemorar com o PS5. O console está se mostrando um sucesso não apenas em vendas, mas também em engajamento e receitas adicionais, consolidando a geração PS5 como a mais lucrativa até hoje para a empresa. E enquanto o PS4 ainda tem seu espaço, o futuro parece cada vez mais brilhante para os jogadores de PlayStation 5.