Inteligência artificial não pode fazer? Inteligência artificial (IA) é tecnologia do momento, ela tem a capacidade de realizar tarefas simples e complexa, de aprender, resolver problemas e tomar decisões. Mas será ela pode agir exatamente como os humanos?
Pode automatizar tarefas, tomar decisões e até criar obras de arte. Mas existe cincos coisas que a IA não pode copiar dos humanos. Fomos pesquisar e listamos essas cinco qualidades humanas até o momento impossível de ser realizadas pelas famosas IA.
Criatividade: a IA não pode criar exatamente do início.
A inteligência artificial pode ser treinada para gerar formatos de texto criativos, como poemas, código, scripts, peças musicais, e-mail, cartas, etc., mas não pode ser criativa por conta própria. A criatividade requer a capacidade de pensar fora da caixa e de gerar novas ideias, algo que a IA ainda não consegue fazer.
Por exemplo, você quer montar um código de um script para um Blog e pede para o ChatGPT fazer isso pra você. Ele vai scanear milhares e milhares de códigos já feitos e vai montar um modelo da forma que você pediu. Mas isso é algo que já existe, ele só vai juntar as peças e te entregar. É claro que isso vai ser muito mais eficiente do que você montar só, pois a IA foi treinada com bilhões de informações para te entregar o resultado exato.
Incapaz de ter Intuição.
Sabe aquele momento que a gente prevê algo que vai acontecer, quase que uma paranormalidade? A inteligência artificial pode ser treinada para tomar decisões com base em dados, mas não pode tomar decisões com base em sua intuição. A intuição é a capacidade de saber algo sem ter certeza de como sabe, algo que a IA ainda não consegue replicar.
Inteligência Artificial Tem Emoções?
A resposta é não! A inteligência artificial pode ser treinada para reconhecer e responder às emoções humanas, mas não pode sentir emoções por conta própria. As emoções são complexas e envolvem uma série de fatores, como a experiência pessoal, a memória e a crença, algo que a IA ainda não consegue compreender.
Veja também:
O que é inteligência artificial
6 ferramentas de IA que vão mudar sua vida
A Inteligência Artificial tem Conciência?
A inteligência artificial pode ser tão sofisticada que muitas vezes é difícil diferenciá-la dos humanos, mas ainda não é consciente. A consciência é a capacidade de estar ciente de si mesmo e do mundo ao seu redor, algo que a IA ainda não consegue alcançar, então nossa resposta é não também.
Autoconsciência, será que a IA tem?
A inteligência artificial ainda não é autoconsciente. A autoconsciência é a capacidade de entender e refletir sobre seus próprios pensamentos, sentimentos e experiências, algo que a IA ainda não consegue. Você pode realizar algo e ter a autoconsciência e refletir sobre o que fez. A IA até pode até “lembrar” sobre determinado assunto que está sendo feito através dela. Mas isso é apenas um cashet de memória que fica armazenado no sistema assim que você realiza qualquer função usando a IA, ou seja, armazenamento de dados inseridos.
A Inteligência Artificial poderá agir exatamente como os humanos?
É possível que a IA um dia seja capaz de agir exatamente como os humanos, mas isso exigiria um avanço significativo na tecnologia. Atualmente, a IA é boa em realizar tarefas específicas, mas não é capaz de compreender o mundo ou tomar decisões da mesma forma que os humanos.
Para a IA agir exatamente como os humanos, ela precisaria ser capaz de entender o mundo em um nível muito mais profundo, incluindo as nuances da linguagem, a complexidade das emoções e a natureza da consciência. Também precisaria ser capaz de aprender e se adaptar de forma independente, sem a necessidade de intervenção humana.
É possível que a IA um dia seja capaz de alcançar esse nível de sofisticação, mas é importante lembrar que a IA é uma ferramenta e, como qualquer ferramenta, pode ser usada para o bem ou para o mal.
Em última análise, a questão de saber se a IA pode agir exatamente como os humanos é uma questão filosófica. Ainda não pode responder tudo, mas a discussão sem duvida deverá continuar por algum tempo. Contudo, na medida que a IA continua a se desenvolver, é possível que possa replicar muitas dessas qualidades.