terça-feira, junho 18, 2024

Google AI Overview Já Pode Ser Usada no Brasil

Recentemente a gigante de buscas, Google, abalou o mundo da tecnologia ao anunciar uma verdadeira mudança em como iremos realizar pesquisas no maior buscador agregador de informações do mundo, o Search Google. Agora o buscador irá usar Tecnologia de Inteligência Artificial para gerar resumos das pesquisas. Intitulada de Google AI Overview, o novo modelo de pesquisa foi lançado primeiramente nos USA e em algumas outras nações.

Logo após o anúncio da gigante, a web foi à loucura gerando turbilhões de questionamentos e dúvidas. O mais forte deles, é como vão sobreviver a partir de então, os criadores de conteúdos, visto que muitos especialistas de SEO “garantem” que a ferramenta vai diminuir acesso orgânico por meio dos links de sites e blogs. Pois o próprio Google, já vai responder as pesquisas gerando o resumo ou o resultado da pesquisa com Inteligência Artificial.

O que é Google AI Overview?

O AI Overview é a nova funcionalidade que o Google está implantando em seu buscador de conteúdo, a tecnologia funciona por meio de Inteligência Artificial, e, vai fornecer respostas sempre que uma nova pesquisa for solicitada pelo usuário.

A tecnologia implementada é a mesma do Gemini, Inteligência Artificial Generativa do próprio Google. O AI Overview entrou em ação na metade de maio e está em pleno funcionamento nos USA, a previsão é que passe a funcionar em demais nações, incluindo o Brasil, até o final de 2024.

O Google AI Overview já pode ser usada no Brasil

Nós do Guia de Tecnologia testamos o AI Overview do Google aqui mesmo no Brasil, a ferramenta está disponível para uso em território nacional e em algumas outras nações. Fizemos algumas perguntas simples e podemos garantir que a está funcionando em solo brasileiro. No entanto, é importante salientar, que a ferramenta é para testes, por tanto, os resultados podem não coincidir com a realidade e gerar respostas erradas ou com informações incompletas.

Primeira pergunta:Computador, quando foi feito o primeiro?

O Google AI Overview já pode ser usada no Brasil
Imagem: Reprodução/Aldo Barros

Imediatamente o buscador acionou o recurso de IA, no topo da resposta encontra a informação “Resumo Gerado Por IA” e gerou um resumo mostrando a resposta, afirmando ENIAC (Electronic Numeraical Integrator And Computer), criado em 1943 e 1946 por pesquisadores norte-americanos. O resumo ainda citou nome dos autores, companhia e tamanho e peso do ENIAC. Logo abaixo do resumo encontra-se um botão descrito (Mostrar Mais), ao clicar nele é mostrado mais informações sobre o objeto da pesquisa, seguido de alguns links como fonte para o usuário clicar e coletar mais informações.

Segunda pergunta:Como fazer uma PIZZA?

Testando a ferramenta Google AI Overview
Imagem: Reprodução/ Aldo Barros

Ao fazer essa pergunta, o resultado foi gerado pelo modo tradicional de pesquisa, não sendo gerado por IA, posicionado na tela, os links de alguns sites especializados em receitas sobre PIZZA. No entanto, vale ressaltar, que  como a ferramenta ainda está em fase de testes, alguns resultados não serão atendidos por IA, lembrando ainda, que questões relacionados a “produzir algo” ou conteúdos sensíveis, geraram muitas críticas ao recurso de IA da Google nos USA, por algumas pesquisas retornarem respostas equivocadas (veja aqui Google AI Overview sugere uso de cola em pizza e consumo de pedras), o que fez a gigante remover às pressas e manualmente, alguns resultados de buscas sensíveis.

Terceira pergunta:Quando foi inventada a PIZZA?

Testando a ferrando de IA do Google: Quando foi inventada a PIZZA

Ao fazer essa pergunta, o resultado da resposta prontamente foi gerado pelo recurso de Inteligência Artificial, mesmo usando PIZZA como referência. O que nos faz entender que questionamentos relacionados a história, está sendo gerado por IA.

Para confirmar nossa tese, fizemos nossa quarta pergunta, mas dessa vez relacionada ao Fusca da Volkswagen, e perguntamos quando foi lançado o primeiro fusca. O resultado também foi gerado por IA.

Imagem: Reprodução / Aldo Barros

Mas ao fazer a quinta pergunta, dessa vez relacionado a saúde que é um assunto considerado sensível, perguntamos sobre o coronavírus, as repostas foram geradas pelo método tradicional, mostrando na tela, sites do governo e outras entidades relacionados à saúde.

Perguntas sensíveis no AI Overview gera resposta no modo tradicional
Imagem: Reprodução/Aldo Barros

Como Ativar Google AI Overview?

A partir de 19 de maio de 2024, o Google AI Overview foi disponibilizado em alguns países, incluindo o Brasil, de forma experimental e gradual. Você pode testar a ferramenta no seu celular se tiver o navegador Chrome ou o aplicativo do Google instalados, um ícone de um tubo de ensaio na cor azul , já deve está presente no topo de “Pesquisar no Google”, caso esses aplicativos estejam atualizados.

Como Ativar Google AI Overview
Se no seu aplicativo do Google tiver esse Ícone, clica nele e siga os passos
Como Como Ativar Google AI Overview no Search Lab
Na tela do Search Lab você poder ativa os recurso de pesquisa com IA – (Foto:Search Lab)

Ao clicar no ícone você será levado a página do Search Lab, e deverá clicar “Em Ative ou Desative Esse Experimento”, apara ativar a função. Depois disso, vai aparecer um botão “Experimente um exemplo”, ao clicar nele, você já poderá testar a ferramenta de teste no Search lab. Para função ficar ativa no buscador, deve demorar alguns minutos ou horas, em nosso caso demorou meia hora.

O que nós achamos do AI Overview

A princípio é meio confuso, visto que algumas informações ainda geram dúvidas, pois nem sempre a ferramenta trás as respostas corretas. Porém, gera um pouco de conforto, pela praticidade em entregar as respostas rápido sem precisar fazer diversas pesquisas.  Contudo, para criadores de conteúdo, é muito cedo para afirmar que a ferramenta irá diminuir tráfego, pois logo abaixo dos resumos, o AI Overview disponibiliza links de sites com informações relevantes à pergunta. O Google AI Overview irá ficar ativo definitivamente até o final de 2024, até lá o que se pode é fazer testar e dá feedback, e de alguma forma tentar se adaptar à esse novo começo, pois esse é caminho sem volta que o Google traçou para todos os usuários que usam suas ferramentas de pesquisas.

Receba Novidades

Aldo Barros
Aldo Barroshttp://guiadetecnologia.com.br
Sou Técnico em Informática, Técnico em Saúde Pública (Agente de Saúde), Web Programador, Designer Gráfico, Desenhista por paixão e Entusiasta de Tecnologia. Escrevo para blogs desde os 16 anos, atualmente mantenho projetos voltados para Web Tecnology!

Últimas notícias

Relacionados

Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner