segunda-feira, maio 27, 2024

WhatsApp: 5 Dicas para proteger sua conta no aplicativo

O WhatsApp é sem dúvida o maior aplicativo de mensagens instantâneas, já são mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, o aplicativo se tornou a plataforma de mensagens mais popular entre todas as idades. No entanto, com essa popularidade vem também uma preocupação crescente com a segurança e privacidade dos dados dos usuários. Neste artigo, iremos mostrar algumas dicas e práticas essenciais para manter sua privacidade e segurança enquanto utiliza o WhatsApp.

1. Ativando Funções de Segurança no WhatsApp

Ative a Verificação em Duas Etapas:

A verificação em duas etapas é uma camada adicional de segurança que requer um código de verificação sempre que você ou alguém tentar registrar seu número de telefone no WhatsApp. Isso impede que terceiros acessem sua conta, mesmo que obtenham seu número.

Para ativar a verificação de duas etapas no WhatsApp, você precisa entrar no aplicativo, na primeira tela do app, toque nos três pontinhos na parte superior, depois toque em configuração, na janela que abrir, toque em “Contas”, e, escolha a opção “Confirmação em Duas etapas”;

Ative a Verificação em Duas Etapas no WhatsApp

Na janela seguinte toque em “Ativar”, vai abrir uma janela para você adicionar um “PIN” de seis dígitos, escolha os números para seu PIN e confirme.

Atenção: coloque um PIN que você memorize, depois anote em algum lugar que você possa encontrar depois, caso esqueça do PIN.

O PIN no WhatsApp serve para proteger sua conta, sempre que você reinstalar o aplicativo e colocar o mesmo número de celular ou mesmo trocar de aparelho e usar o mesmo número, irá solicitar o PIN que você criou e salvou, assim outras pessoas não poderão instalar ou clonar seu WhatsApp.

2. Controle suas Configurações de Privacidade:

O WhatsApp oferece uma variedade de opções de privacidade que permitem controlar quem pode ver sua foto de perfil, status, informações de última visualização e muito mais. Ao ajustar essas configurações de acordo com suas preferências, você garante que apenas as pessoas que você deseja, tenham acesso às suas informações pessoais.

Como Ativar as Configuração de Privacidade no WhatsApp

Após entrar no aplicativo, como no passo anterior, você toca nos três pontinhos na parte superior, depois toca em “Configurações”. Já na tela seguinte, escolha a opção “Privacidade”.

Como Ativar as Configuração de Privacidade no WhatsApp

Nesta opção tem uma series de funções que você pode ativar ou desativar;

Visto por Último e Online: Você controla quem pode ver o momento que você estava ativo ou online. Tocando nessa opção aparece uma nova janela;

Como Desativar Visto por Último no WhatsApp

Nessa anela dá pra decidir se ninguém, meus contatos  ou todos os contatos possam ver o “Visto por último”. Além disso, você pode escolher se apenas uma determinada pessoa pode ver suas atividades no WhatsApp, escolhendo a opção “Meus contatos, exceto…

Ainda é possível controlar também quem pode ver se você está online;

Todos: essa opção vem marcado por padrão;

Mesmo que visto por último: ao escolher essa opção, a opção “Todos” será desmarcada.

Vale ressaltar ainda que, ao marcar qualquer uma dessas opções, você também não poderá ver o visto por último de seus contatos.

3. Desative o Recurso de Confirmação de Leitura.

O recurso de confirmação de leitura permite que os remetentes saibam quando suas mensagens foram lidas pelos destinatários. No entanto, isso também pode comprometer sua privacidade, pois permite que outros saibam quando você leu suas mensagens. Se você estiver preocupado com isso, desative esse recurso em suas configurações de privacidade.

Para desativar o a confirmação de leitura, você precisa acessar configurações do WhatsApp, entrar em “Privacidade” desativar a função tocando no botão à direita.

Imagem confirmação de leitura aqui,

Ao desativar essa função, tanto os seus contatos quanto você, não verão as mensagens marcadas como vistas, os dois tracinhos azuis.

4. Tenha Cuidado com Links e Arquivos Recebidos.

Evite clicar em links suspeitos ou baixar arquivos de fontes não confiáveis no WhatsApp. Links maliciosos e arquivos infectados podem comprometer a segurança do seu dispositivo e seus dados pessoais. Sempre verifique a fonte antes de interagir com qualquer link ou arquivo recebido, veja Como Proteger sua Identidade na Internet.

É comum o compartilhamento de links no WhatsApp, especialmente em grupos. O que muitos não sabem, é que criminosos desenvolvem scripts maliciosos para serem compartilhados automaticamente. Esses scripts infectam o aparelho das vítimas, rastreiam os contatos e enviam os links para seus contatos, assim eles conseguem atingir milhares de pessoas rapidamente.

5. Mantenha o Aplicativo Atualizado:

Uma das melhores formas de manter-se seguro no WhatsApp, é mantendo suas atualizações regulares, pois muitas vezes incluem correções de segurança importantes para proteger contra novas ameaças e vulnerabilidades. Certifique-se de manter seu aplicativo sempre atualizado para garantir a melhor proteção possível.

Veja 10 novas funções do WhatsApp.

Conclusão:

A segurança e privacidade dos dados dos usuários são fundamentais para uma experiência segura no WhatsApp. Ao implementar as dicas e práticas mencionadas neste artigo, você pode melhorar significativamente a proteção de suas informações pessoais enquanto desfruta dos recursos e conveniências oferecidos por esta popular plataforma de mensagens. Lembre-se sempre de permanecer vigilante e tomar medidas proativas para garantir sua segurança online.

Receba Novidades

Bryan Mr. B
Bryan Mr. B
Apaixonado por tecnologia desde menino, atualmente é Técnico de Informática, Desenhista, Cartunista, Técnico em Agente de Saúde Pública e apaixonado por sistemas. Atua no ramo da informática desde os 12 anos e saúde pública desde os 18, é viciado em conhecimento e estuda Ciência da Computação.

Últimas notícias

Relacionados

0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver Todos os Comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner