Tem Filhos no Ensino Médio? Saiba o que fazer para receber o Pé-de-Meia!

Por: Guia de Tecnologia

O programa “Pé de Meia Estudante” é uma iniciativa do Governo Federal Brasileiro que visa incentivar a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Com um investimento anual de R$ 7,1 bilhões, o programa pretende atender cerca de 2,5 milhões de estudantes, oferecendo um total de até R$ 9.200 por aluno1.

COMO SABER SE MEU FILHO VAI RECEBER O PÉ-DE-MEIA?

Se a família é beneficiária do Bolsa Família e você tem filhos de 14 a 24 anos no Ensino Médio na rede pública, eles têm direito A confirmação aparece no aplicativo Jornada do Estudante. Uma vez confirmado, basta aguardar o dia de pagamento a partir de 26 de março.

O PAGAMENTO SERÁ ONDE?

Os pagamentos serão feitos em uma conta poupança, aberta automaticamente pela Caixa no nome do estudante, independentemente da idade. A Caixa abrirá as contas e fará os pagamentos. O acesso à conta é feito pelo estudante por meio do aplicativo Caixa Tem.

MINHA FILHA JÁ TEM CONTA NA CAIXA. ELA PRECISA ABRIR OUTRA?

Não. A verificação se o estudante tem ou não conta na Caixa é automática. Se ela já tiver conta, não será aberta uma nova. Se ela não tiver, a abertura é feita automaticamente pela Caixa. Não precisa ir ao banco.

MEU FILHO É MENOR DE IDADE. COMO ELE VAI RECEBER?

Menores de 18 anos precisam de autorização da mãe, pai ou responsável legal para movimentar a conta poupança. Para dar essa autorização, o responsável deve acessar o aplicativo Caixa Tem e seguir as orientações.

APARECEU A MENSAGEM DE CPF IRREGULAR PARA O MEU FILHO, O QUE FAZER?

Se o CPF está irregular, é preciso confirmar na escola se as informações foram corretamente passadas para o Ministério da Educação. Seu filho não perde o benefício. Após a regularização do CPF, a parcela do Pé-de-Meia será reenviada para pagamento.

MEU FILHO NÃO TEM CELULAR. E AGORA?

Se o responsável legal tiver celular. mesmo que já use o Caixa Tem com sua própria conta, poderá utilizar o aparelho para acessar a conta do estudante. Se ninguém da família tiver celular, o estudante poderá ser atendido em qualquer agência da Caixa, nos mesmos moldes do beneficiário social que não tem celular.

Clique aqui e saiba mais